sexta-feira, 27 de abril de 2012

BUBBLES





Bubbles (Bolhas) é um chimpanzé que viveu com o Michael Jackson durante muitos anos. Bubbles vivia numa clínica de câncer no Texas, onde era usado como cobaia para testes de medicamentos, até ir para a Califórnia em 1985 com o Michael Jackson. Durante a década de 1980 era comum ver o astro andando pra lá e pra cá com o animal. Em cerimônias de audição e outros eventos. Sempre vestido com roupas de ser humano. Participou dos videoclipes Liberian Girl e Leave Me Alone. Bubbles era super treinado e segundo Michael e sua família, ele escovava os próprios dentes, usava o banheiro sozinho, comia na mesa com outros humanos e sabia fazer o moonwalk.



Michael também tinha outros animais que ficaram famosos, não tanto quanto Bubbles, eles eram a jibóia Muscles, a piton Crush, as ilhamas Lola e Louie, o elefante Gipsy (cigana) entre outros.


Michael deixou de andar com o animal ni início da década de 1990. Foi descoberto que Bubbles estava vivendo numa reserva para macacos. Michael disse que quando o animal entrou na puberdade, começou a ficar muito agressivo e mordia os outros constantemente, ficando impossível continuar com o bichinho. Depois da morte de Michael, Bubbles recebeu uma herança de 2 milhões de dólares, tornando-se o chimpanzé mais rico do mundo. Ele vive em um santuário para símios na Flórida chamado "The Center for Great Apes", e tem 26 anos. O treinador do chimpanzé, Bob Dunn, garante que o animal sente falta de Michael.
LaToya Jackson, irmã do Michael, visitou em 2010 Bubbles na Flórida. 


Bubbles ficou tão famoso que se tornou parte da cultura pop. Uma referência ao chimpanzé é feita no anime Dragon Ball Z, onde Bubbles é o macaquinho do senhor Kaioh, que mora no céu. Ele também aparece nos Simpsons. Outra referência é feita no clipe de Smooth Criminal do Alien Ant Farm, onde o vocalista canta com um chimpanzé no colo. Bubbles aparece no jogo Moonwalker.


Em 1988, Jeff Koons esculpiu uma estátua que retrata Jackson abraçando Bubbles. É a maior do mundo da cerâmica, e é toda de ouro. A peça mede 1067 x 1791 x 826 mm e é descrita como uma mistura da cultura pop com a alta arte. É a mais valiosa de um artista vivo. Em 1991 foi vendida a um comprador anônimo na Sotheby's em Nova York, por US$ 5600000, um recorde. A peça atualmente pertence à Broad Art Fundation, que a empresta a vários museus.

Outra estátua de Bubbles e Jackson foi feita meses depois da morte do astro. Essa é baseada na estátua de Jeff Koons, mas com um estilo mais animado. A obra do artista Paul McCarthy, está no museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, na Alemanha.



























Um comentário:

@1coca_gelada disse...

e você olha pra foto e pensa quem é mais fofo Michael ou Bubbles?
ele é muito lindo.