quarta-feira, 6 de junho de 2012

MICHAEL JACKSON'S GHOSTS


"Michael Jackson's Ghosts" é um filme de média-metragem de Michael Jackson, cujo roteiro foi escrito pelo mestre de terror Stephen King e Michael Jackson. Dirigido por Stan Winston, com dicas de Steven Spielberg, Ghosts possui 39 minutos.

A primeira exibição de Ghosts remonta a 24 de outubro de 1996. Nesse dia, a MJJ Productions, empresa de Michael, organizou uma exibição VIP exclusiva para a Academia de Cinema de Beverly Hills. Depois disso, o filme começou a ser exibido antes do filme Thinner, de Stephen King - co-roteirista de Ghosts - , em uma dezena de salas de cinema nos Estados Unidos.

Ghosts é certificado pelo Guiness Book como "O Clipe Mais Longo".

SINOPSE
O Maestro (Michael Jackson) vive sozinho em uma mansão de aparência assustadora no topo de uma colina, com vista para a cidade de "Normal Valley" (Vila Normal). Ocasionalmente, ele entretém as crianças locais com truques de mágica assustadoras. Uma das crianças diz a sua mãe, que alerta o prefeito da cidade (também interpretada por Michael), que por sua vez organiza o povo para ir a mansão do Maestro e forçá-lo a sair da cidade. Alguns deles mostram relutância em fazê-lo, mas são pressionados a aderir ao Prefeito em sua cruzada. Em uma noite de tempestade vão para a mansão do Maestro (que, em vez de um endereço de numerada, são os destinatários "algum outro lugar") segurando tochas. Quando chegam em frente a mansão, eles olham pelo portão, e vêem uma mansão mal assombrada, ficam em dúvida sobre como entrar. As crianças garantem aos pais que o Maestro não fez nada de errado, e pedem que o deixem em paz. Mas o prefeito declara: "Ele é esquisito. Não há lugar para malucos nesta cidade!"

O portão se abre, os habitantes da cidade entram assustados, e fazem seu caminho para a porta em frente, que também se abre sozinha. O interior da mansão lhes parece ainda mais assustador do que fora, e os pais falam para os seus filhos "que não  existem coisa como fantasmas". Entrando na casa, e uma vez que todos eles estão dentro, a porta se fecha. Mais duas grandes portas se abrem revelando um grande salão de dança escura, com um piso que lembra o chão da capa do disco Blood On The Dance Floor. Hesitante, o povo faz seu caminho para o salão de dança, onde são recebidos pelo Maestro que faz uma entrada assustadora e ainda cômico. O prefeito resolve confrontá-lo, chamando o Maestro de "estranho", "esquisito", "aberração", e dizendo que ele não é bem-vindo em sua cidade. O Maestro defende-se, e em resposta o prefeito ameaça "Você vai sair, ou vou ter que machucá-lo?" (As pessoas da cidade não parecem ser tão contundente na sua posição, mas não oferecem uma reclamação).
Para isso, o Maestro responde: "Você está tentando me assustar? Eu acho que não tenho escolha, vou ter que te assustar." Ele então faz uma série de caretas, que o prefeito chama de "ridículo" e fala que não é "engraçado". Numa mudança de tom, o Maestro pergunta: "É assustador?" e puxa o rosto para os lados antes de puxar o rosto para baixo e esticar a boca. Então, ele continua a esticar o rosto mais, finalmente tira o seu rosto para revelar seu crânio e rindo loucamente. O povo fica apavorado e tenta escapar, mas o Maestro fecha as portas com seus poderes, em seguida, esmaga-lhe o crânio com os punhos, revelando a cabeça normal.
Em seguida o Maestro lembra o prefeito, "E por falar nisso, eu disse que eu não estava sozinho? Conheça minha família." Maestro apresenta sua "família" de fantasmas que, juntamente com Maestro, começam a executar uma rotina de dança complexa, que alternadamente impressiona e assusta as pessoas. Durante este sequência, os atos do Maestro incluem rasgando suas roupas fora para revelar um, corpo esquelético, ele ainda possui o corpo do prefeito e o faz dançar contra a própria vontade, logo depois o prefeito transforma-se numa criatura feia e demoníaca, enquanto olha-se no espelho comenta: "Quem é o louco agora? O cara doente, doente de circo?". O prefeito consegue expulsar o Maestro de dentro dele, e depois de terminar o seu desempenho, o Maestro pergunta: "Você ainda quer que eu vá?". Enquanto o povo responde "Não", o prefeito diz com veemência: "Sim!". O Maestro calmamente concorda, dizendo: "Tudo bem... eu vou." Ele faz uma reverência e depois cai, quebrando as mãos e o rosto no chão, logo o rosto e o corpo começa a desintegrar-se violentamente em pó no chão, que é levado pelo vento. As pessoas da cidade estão tristes por isso, e um pouco triste de vê-lo ir. O prefeito acha que no entanto saiu vitorioso e se dirige para a porta dizendo: "Eu mostrei a ele." Quando ele abre a porta, ele encontra um rosto de aparência monstruosa, que diz: "OLÁ", o prefeito foge assustado.
Os habitantes da cidade, em seguida, voltam para a porta da frente agora aberta, e se surpreendem ao ver o Maestro lá, rindo. Ele pergunta se todos se divertiram. Eles imaginam que ele não é tão ruim e fazem as pazes com ele. A história termina com uma das crianças a perguntar com um olhar cruel sobre o seu rosto, "É assustador?", Ele segura a parte inferior do rosto, a câmera se move para uma imagem longe da mansão enquanto gritos aterrorizantes são ouvidos. 
Durante os créditos é revelado através de bastidores que Michael não só interpretou o Maestro, mas também coreografou a dança, o prefeito e vários monstros no filme, explicando a dança do prefeito no final. É fácil perceber que a história é uma sátira da vida reclusa de Michael, as acusações feitas pelos pais das crianças e seu jeito incompreendido de ser.




Nenhum comentário: