sexta-feira, 31 de agosto de 2012

WHOS BAD


Depois de Thriller (1982), ninguém imaginava que Michael Jackson pudesse igualar o sucesso e a qualidade do disco mais vendido na história da música. Mas quatro anos após o seu sucessor, "Bad" superou todas as expectativas. Com 11 faixas que, incluem os singles "Bad", "Smooth Criminal", "The Way You Make Me Feel", "Dirty Diana", "Man In The Mirror", "I Just Can't Stop Loving You", o disco é assinado por Quincy Jones, que também havia trabalhado com Michael em Off The Wall (1979) e Thriller.

Completando 25 anos de lançamento, "Bad" estourou em 1987 e foi considerado pouco ousado pelos críticos que constantemente o comparavam com os álbuns anteriores. A resposta do público, entretanto, não poderia ser melhor. O disco vendeu 35 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante anos como o segundo mais vendido da história.

O segredo de tanto sucesso era a parceria de Michael e Quincy. A dupla trabalhou junta desde o primeiro álbum solo do Rei criando canções imortais. Para "Bad", Michael escreveu 60 músicas e gravou 30 delas; Quincy selecionou apenas 10 músicas para o LP. Quando foi lançado, a décima primeira faixa, "Leave Me Alone", foi incluída.

Michael escreveu nove das onze músicas do álbum. "Just Good Friends", na qual ele divide os vocais com Stevie Wonder, é creditada a Terry Britten e Graham Lyle; "Man In The Mirror" foi escrita por Glen Ballard e Siedah Garret, sendo esta quem também canta com ele "I Just Can't Stop Loving You". 

A canção "Smooth Criminal" gerou polêmica na época por tratar de um tema inusitado: o astro relata a história de uma mulher vítima de violência sexual. A música também ficou famosa por causa do videoclipe inovador, no qual Michael apresenta o passo de dança "The Lean", que consiste em desafiar a gravidade, inclinando-se para frente em um ângulo de 45º sem retirar os pés do chão. Após "Bad", Michael e Quincy se separaram.

O álbum continuou batendo recordes. Foi o disco que mais embalou compactos - pequenos discos de vinil que tinham uma música de cada lado. "Bad" teve nove canções lançadas em compactos e cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos.

Em setembro de 1987, Michael iniciou a "Bad World Tour", sua primeira turnê mundial como artista solo. Ela passou por 15 países e atraiu 4,4 milhões de pessoas, um recorde de público que seria superado pelo próprio Michael duas vezes, em 1992 e 1997.

Em comemoração aos 25 anos do terceiro álbum de Michael, o diretor Spike Lee vai levar aos cinemas os bastidores de alguns shows do astro no documentário "Bad 25". Para coincidir com o aniversário do disco, a estreia mundial do filme será nesta sexta-feira no Festival de Cinema de Veneza. Lee irá mostrar a preocupação de Michael com cada detalhe no processo de produção e a sua obsessão pela dança.

No dia 18, "Bad" será relançado em um box comemorativo incluindo três CDs, um booklet e um DVD inédito. As imagens do DVD foram feitas durante um show de junho de 1988 no estádio de Wembley, em Londres, para um público de 72 mil pessoas. Assim como o documentário, o box também se chama "Bad 25".


Nenhum comentário: