domingo, 20 de janeiro de 2013

A MARCA "MICHAEL JACKSON"


As idéias estratégicas do marketing pessoal apresentam caminhos, planos e ações para qualquer pessoa desenvolver seu nome no mercado e construir uma marca pessoal forte e bem estruturada.

Mas, o que se pode afirmar com relação a marca "Michael Jackson" é que as leis do marketing pessoal não estavam preparadas para compreender a sua proposta de revolução. O que viu na verdade foi uma total quebra de paradigmas para a construção de um nome. Não há uma explicação científica conceitual que justifique com clareza o fenômeno de sua trajetória e a imortalidade do seu trabalho.

Creio que o grande segredo do Sucesso de Michael Jackson está na fórmula "Pop" que desenvolveu ao longo de sua carreira. Uma fórmula que mistura o tom "gospel" norte americano dos anos 70, abrangendo a liberdade do Rock, somada ao seu comportamento underground, em um estilo que envolve e o transforma em um ícone de criatividade única, mas plural, dançante e de vanguarda conceitual não esperada.

Sem falar da proposta heterogênea que o faz único. A marca "Michael Jackson" traz em seu desenho o design do surpreendente. A resposta da boa e velha máxima que é a sentença "O que esse cara está inventando agora?"

Uma das características marcantes da marca "Michael Jackson" é o fato de ter iniciado sua caminhada aos 4 anos de idade quando começou a despertar sua veia para o entretenimento. Aos 10 anos, com os seus Jackson 5 dentro de um estilo Motown, recebeu o reconhecimento nacional após sua aparição no Programa Ed. Sullivan Show. Aos 13 anos de idade, começou sua carreira solo. 

Porém, a sua visão de entretenimento "fantástico" aliada à música fez de Michael Jackson um comunicador expressivo. Sua marca ganha um caráter particular ao desenvolver trabalhos únicos, que o direcionam à construção de uma nova proposta de comunicação, por exemplo, usando o videoclipe. Um bom exemplo disso é o famoso caso de "Thriller", que surpreendeu o mundo no começo dos anos 80. Videoclipe de uma linguagem surreal, casada ao cinema de efeitos especiais, dentro de uma temática pop dançante e que, ao mesmo tempo, inova no modo de fazer, de dizer, de apresentar e de contar uma história de uma canção.

Toda grande marca constrói marcas filhas para a sustentação de sua trajetória. Michael Jackson era clássico nesse conceito. Moonwalk é um forte exemplo disso. Uma estética particular e de um registro visual patenteado, para a qual qualquer similaridade ou referência seria logo transferida para seu criador.

Com isso, Michael Jackson produzia um trabalho que seguia além das fronteiras. O mundo se via no trabalho de Michael Jackson. O mundo imitava os passos de Michael Jackson. O mundo permitia-se, conhecia-se e enxergava-se no trabalho do artista. Existem súditos conquistados em um mundo criado por ele mesmo, assim, ficou fácil para Michael se auto-titular "O Rei do Pop".

Esses são alguns dos elementos que podemos citar como o "por quê" de tanto sucesso, badalação e processos judiciais de uma póstuma carreira bem sucedida. O nome de Michael Jackson se relacionava a adjetivos como "um ser esquisito", "excêntrico", "misterioso e surpreendente"; sua generosidade era marcante, e o registro do fim de sua trajetória morrendo jovem, faz da interrupção do ocorrido um marco que usa a própria história como um elemento a seu favor.

Ao invés de ser o fim de uma carreira musical bem sucedida, nasceu o brilho de uma estrela lendária marcada na memória de uma geração futura.



Autor: Fábio Mesquita Torres

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