quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

BILLIE JEAN COMPLETA 30 ANOS DE SEU LANÇAMENTO


A música "Billie Jean" completa hoje 30 anos que foi lançada, como segundo compacto do álbum Thriller em 1982. A música é bem conhecida por sua distintiva linha de baixo e soluços vocais de Michael. Tornou-se um sucesso comercial e de críticas em todo o mundo, "Billie Jean" foi um dos singles mais vendidos de 1983. Em outros países, "Billie Jean" liderou as paradas da Espanha e Suíça, alcançou o top dez na Áustria, Itália, Nova Zelândia, Noruega e Suécia, e alcançou a posição número 45 na França e tornou-se o maior sucesso do cantor nos Estados Unidos, permanecendo por sete semanas no topo da lista pop e nove liderando a R&B. "Billie Jean" foi coroada disco de platina pela RIAA, em 1989. Premiado para inúmeros prêmios, incluindo dois Grammy, um American Music Award e uma indicação para o Video Music Producers Hall da Fama. A música e o videoclipe impulsionaram Thriller ao status de álbum mais vendido de todos os tempos. A canção foi promovida com um videoclipe que quebrou as barreiras raciais da MTV como o primeiro vídeo de um artista negro a ser exibido pelo canal, e um Emmy nomeado pelo desempenho na Motown 25: Yesterday, Today, Forever, no qual Michael estreou o "Moonwalk". A música também foi promovida através de comerciais da Pepsi.


"Billie Jean" selou o status internacional de Michael como um Ícone Pop. A canção está em segundo lugar na lista do VH1 das "Melhores Canções dos Últimos 25 anos" de 2001; Quinto lugar na "Melhores Canções Pop" lançada pela MTV e Rolling Stone em 2000. É freqüentemente citada como uma das canções mais revolucionárias da história e é considerada por muitos como a melhor música de Michael.

É inviável pensar no cenário musical dos anos 80 sem ter em mente Michael Jackson. Ele dominou as paradas de sucesso durante gloriosos anos. O impacto de Thriller foi sentido pela primeira vez com a estréia do single "Billie Jean". Quando atingiu a primeira posição apenas seis semanas depois, Michael tornou-se o primeiro na história a permanecer, simultaneamente, na primeira posição em todas as paradas de black e pop music nos Estados Unidos. Sem mencionar que também se apoderava da posição máxima entre os mais tocados nas danceterias. Não o bastante, "Thriller" e "Billie Jean" atingiram a primeira posição no Reino Unido e em mais sete países; Michael Jackson abraçava o mundo como ninguém antes.

Em "Billie Jean", Michael compusera cada linha instrumental e também gravara, ele mesmo, todos os vocais, alternando-os em simples falsetes; o principal deles gravado em um único exuberante take. O resultado é um clássico contemporâneo.


BILLIE JEAN

She was more like a beauty queen
Ela estava mais para uma linda rainha
From a movie scene
De uma cena de cinema
I said, i don't mind
Eu disse, não se importe
But what do you mean
Mas o que quer dizer com
I am the one?
Eu sou o único?

Who will dance on the floor in the round?
Que vai dançar na pista de dança?

She said i am the one
Ela disse que eu sou o único
Who will dance on the floor in the round
Que vai dançar na pista de dança

She told me her name was Billie Jean
Ela me disse que seu nome era Billie Jean
As she caused a scene
Enquanto causava uma cena
Then every head turned
E todas as cabeças se viraram
With eyes that dreamed of being the one
Com olhos de quem sonhava em ser o único
Who will dance on the floor in the round
Que vai dançar na pista de dança

People always told me:
As pessoas sempre me disseram:
Be careful what you do
Cuidado com o que você faz
Don't go around breaking young girls' hearts
Não saia por aí partindo o coração das mocinhas
And mother always told me be:
E minha mão sempre disse:
Careful of who you love
Cuidado com quem você ama
Be careful of what you do
Cuidado com o que você faz
'Cause the live becomes the truth
Porque a mentira se torna verdade

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante
She's just a girl
Ela é só uma garota
Who claims that i am the one
Que diz que eu sou o único
But the kid is not my son
Mas o garoto não é meu filho
She says i am the one
Ela diz que eu sou o único
But the kid is not my son
Mas o garoto não é meu filho

For forty days and forty nights
Por quarenta dias e quarenta noites
The law was on her side
A lei esteve do seu lado
But who can stand
Mas quem pode resistir
When she's in demand her schemes and plans?
Quando ela insiste em seus esquemas e planos?
'Cause we danced on the floor in the round
Porque nós dançamos na pista de dança
So, take my strong advice
Então, aceite meu grande conselho
Just remember to always think twice
Se lembre de sempre pensar duas vezes
(Do think twice)
(Pense duas vezes)
Do think twice
Pense duas vezes

She told:
Ela disse:
My baby we'd danced till three
Meu bem, isto é uma ameaça
As she looked at me
E ela olhou pra mim
Then showed a photo
Em seguida mostrou uma foto
My baby cried
Meu bebê chorando
His eyes were like mine
Seus olhos eram como o meu
'Cause we dance on the floor in the round, baby
Porque nós dançamos na pista de dança, baby

People always told me
As pessoas sempre me disseram
Be careful of what you do
Cuidado com o que você faz
And don't go around breaking young girls' hearts
E não saia por aí partindo o coração das mocinhas
But she came and stood right by me
Mas ela veio e ficou ao meu lado
There was the smell of sweet perfume
Apenas senti seu doce perfume
This happened much too soon
Isso aconteceu muito rápido
She called me to her room
Ela me chamou para seu quarto

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante
She's just a girl
Ela é só uma garota
Who claims that i am the one
Que diz que eu sou o único
But the kid is not my son (no, no, no)
Mas o garoto não é meu filho (no, no, no)
She says i am the one
Ela diz que eu sou o único
But the kid is not my son
Mas o garoto não é meu filho

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante
She's just a girl
Ela é só uma garota
Who claims that i am the one
Que diz que eu sou o único
(No it just ain't me bay)
(Não, não é meu bebê)
But the kid is not my son
Mas o garoto não é meu filho
She says i am the one
Ela diz que eu sou o único
But the kid is not my son
Mas o garoto não é meu filho
She says i am the one
Ela diz que eu sou o único
(You know what you did)
(Você sabe o que você fez)
She says he is my son
Ela diz que ele é meu filho
(Breaking my heart baby)
(Quebrando meu coração baby)
She says i am the one
Ela diz que eu sou o único

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante
(Call me Billie Jean)
(Me chame Billie Jean)

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante
(She is not above a scene)
(Ela não está na cena)

Billie Jean is not my lover
Billie Jean não é minha amante

Nenhum comentário: