segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BIOGRAFIA: ERA HIStory


HIStory: Past, Present And Future - Book One [Passado, Presente e Futuro - Livro Um],  um álbum duplo, uma coletânea dos seus maiores sucessos, tendo como bônus um disco com material inédito, lançado em junho de 1995. As novas canções incluíam seus melhores momentos, como “You Are Not Alone”, “Scream” e “Earth Song”. Também havia sua cover dos Beatles “Come Together”, gravada pela primeira vez para o álbum Bad. Esta seria a primeira compilação oficial de Michael, apesar de muitas outras virem a seguir. Scream, o videoclipe mais caro já produzido até então na história da música pop, talvez nos ofereça a percepção mais válida da mente torturada de Jackson durante esse período tão difícil.
HIStory foi outro sucesso comercial, que vendeu 30 milhões de cópias, apesar dos últimos e amplamente divulgados problemas de Michael. As vendas mais do que respeitáveis do novo lançamento provaram que ele ainda mandava bem aos quase 40 anos.
HIStory Begins trazia canções como “Billie Jean”, “Bad” e outros sucessos que marcaram gerações. HIStory Continues oferecia as novas músicas, “Acredito em perfeição”, ele disse. “Tento trazer isso para tudo o que fazemos. Acredito em performance perfeita e quando não conseguimos pelo menos 99,9%, fico realmente alterado.” Canções como “Tabloid Junkie” e “Smile” proporcionavam imagens contrastantes da psique de Michael. Também mostrava sua maestria musical, pois, pela primeira vez em um álbum, ele tocava teclados, sintetizadores, guitarras e percussão.
O primeiro single do álbum duplo foi “Scream”, uma pequena demonstração de ira controlada, e um dueto com a irmã Janet, então já uma superestrela por seus próprios méritos. Ela achava que havia provado que podia se firmar como cantora solo e já não se preocupava que pudessem acusá-la de “andar a reboque de Michael”. A um custo de 5 milhões de dólares, dizia-se que era o mais caro vídeo até então. Um impressionante redemoinho monocromático com influência de ficção científica, mostrando um gestual extrovertido, confessional e carregado de sensualidade por parte dos dois Jacksons, é um dos melhores em toda a sua obra. Recebeu três MTV Awards e um Grammy pelo Melhor Vídeo de Música. A canção se esforçava para conter a fúria de Michael por causa das notícias dos tablóides, dos exageros e da repetição de falsas alegações que o atormentavam tanto.
“You Are Not Alone”, o single seguinte vendeu 3 milhões de cópias em todo o mundo. Também foi a primeira canção recém-lançada que já ocupou de cara o primeiro lugar na parada da Billboard, com sua campanha publicitária. “Earth Song” foi outra a vender um milhão de cópias e se tornar campeã de vendas no Natal do Reino Unido, na verdade o seu maior sucesso britânico. O vídeo, uma obra-prima do excesso, mostrava Michael em pose messiânica, enquanto ele apoiava a causa do ambientalismo e defendia o cuidado com o planeta pelo bem dos filhos de nossos filhos. A mensagem pode não ter sido sutil mas, como tantas das canções de Jackson, transcendia barreiras lingüísticas, culturais e geográficas, sendo eficaz em todo o planeta de que falava o título. A cativante “They Don’t Care About Us”, por outro lado, provocava controvérsia, e gerou protestos da Liga Antidifamatória, que a via como “antissemítica”. Michael pediu desculpas, mudou a letra e afirmou que a “música tem a intenção de combater preconceitos”.
A turnê mundial que se seguiu, projetada para reafirmar sua posição de Rei do Pop e enfrentar aqueles que diziam que sua estrela estava se apagando, teve 82 shows em 58 cidades, apresentando-se para quase cinco milhões de fãs. A campanha promocional que a antecedeu, para promover tanto a turnê quanto o álbum, pode ter sido ainda mais intensa e a que mais chamou a atenção. Lançou-se um vídeo que mostrava Jackson caminhando em meio a vários milhares de soldados e pessoal militar entre explosões e helicópteros, enquanto crianças gritavam e garotas desmaiavam. Na Europa, a Sony fez com que estátuas gigantes de Michael flutuassem sobre os principais rios das maiores cidades. Uma dessas, de 12 metros de altura, desceu o rio Tâmisa, em Londres, sobre um barco. A turnê começou em Praga, em 7 de setembro de 1996, e encerrou-se em Durham, na África do Sul, em 25 de outubro de 1997.

Nenhum comentário: